sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Valorização profissional


 
Não se pode valorar profissões. Todas são importantes, sendo então impossível construir uma hierarquia. Porém, dentre aquelas que na contemporaneidade mais atribuímos importância, a de professor parece ocupar um lugar de destaque. E por uma razão primordial: é aquela que forma todos os outros profissionais. No entanto, a despeito de sua relevância, ocupa posição inversa quando verificamos a sua remuneração.
Em sua meta 17, Plano Nacional da Educação (PNE) menciona que se deve “valorizar os profissionais do magistério das redes públicas de educação básica de forma a equiparar seu rendimento médio aos demais profissionais com escolaridade equivalente”.  Apenas o cumprimento desta meta, já seria um passo significativo no caminho de uma verdadeira valorização da profissão docente.
Toda a sociedade, e principalmente a parcela que estudou ou estuda em escolas públicas, precisa tomar consciência da dimensão dos efeitos que esta baixa remuneração acarreta na qualidade do ensino que receberam, ou que seus filhos recebem. E aqui se busca ir além da questão salarial, na direção de um cenário muito mais amplo que perpassa as precárias condições de trabalho, as múltiplas jornadas e a inviabilidade de uma formação contínua e substancial.
Como se sabe, o trabalho dos professores transcende a sala de aula. Neste sentido, luta-se também pelo direito de se ter um terço da jornada de trabalho reservada para as produções pedagógicas extraclasse. Ler, estudar, participar de cursos, atender alunos e pais, preparar aulas, elaborar e corrigir provas e trabalhos, ou mesmo participar das incontáveis reuniões pedagógicas.
Por tudo isso, quando se trata de qualidade do ensino, deve-se pensar em ações concretas, imediatas e efetivas, pois assim são as demandas dos professores em suas vidas cotidianas, típicas de uma sociedade de consumo. Melhorar salários, regulamentar e ampliar as condições de trabalho, são ações prementes quando se busca verdadeiramente valorizar os profissionais da educação básica.

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