sexta-feira, 8 de abril de 2011

Ócio Criativo - Concordando com De Masi

DE MASI, Domenico. Em Busca do ócio. In. REVISTA VEJA (org.), Veja: 25 Anos – Reflexões para o futuro. Editora Abril. São Paulo: 1993. Pg. 41-50
DE MASI, Domenico. O ócio criativo. Editora Sextante. Rio de Janeiro: 2000.



Para analisar a ideia central, de ócio criativo, do sociólogo italiano, parto de uma citação de Max Weber: para ele, o entusismo é um pré requisito da inspiração. Entusiasmo e trabalho, e acima de tudo ambos em conjunto, é que criam a ideia.

"As idéias nos chegam quando lhes apraz, e não quando queremos. As melhores idéias ocorrem realmente à nossa mente da forma que Ihering descreve: ao fumarmos um charuto no sofá; ou, como Helmholtz diz de si mesmo, com exatidão científica: quando caminhamos por uma rua que sobe lentamente; ou de qualquer outra forma semelhante. De qualquer modo, as idéias chegam quando não às esperamos, e não quando estamos pensando e procurando em nossa mesa de trabalho. Não obstante, elas certamente não nos ocorreriam se não tivéssemos pensado à mesa e buscado respostas com dedicação apaixonada." WEBER, Max. Ensaios de Sociologia. 4ª Ed. Zahar. Rio de Janeiro:1979. p. 162.

Essa é a essência do ócio criativo de De Masi: o contrário do nada, do fazer nada. É justamente o seu inverso: é o prazer de fazer, de pensar, de edificar, de desconstruir, de retificar e ratificar, de contrapor, é o objetivo, a vontade... Essa vontade e este entusiasmo, ambos em conjunto com o labor é que sustentam a inspiração, a idéia, o conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário