domingo, 5 de julho de 2009

Resumo Dissertação


RESUMO



GUILHERME HOWES1



De bota e bombacha: Um estudo antropológico sobre as identidades gaúchas e o tradicionalismo é o título do texto dissertativo apresentado ao programa de Pós Graduação em Ciências Sociais, da Universidade Federal de Santa Maria, Área de Concentração – Identidades Sociais e Etnicidade, sob orientação da Profª Drª Ceres Karan Brum.


O tema central desta pesquisa se refere às representações e as significações das identidades do gaúcho no Rio Grande do Sul. Nesse contexto, busco entender a circularidade dos fluxos interpretativos dados ao longo da história do Rio Grande do Sul e ainda hoje, sobre a figura emblemática do gaúcho, entre as representações tradicionalistas2 e as práticas dos peões de estância, as projeções e interfaces entre o peão simbólico e o peão real, suas aproximações e seus distanciamentos, seus universos simbólicos compartilhados, disputados ou dissociados. Proponho entender este processo como uma circularidade, formando fluxos interpretativos entre o rural e o urbano, entre o campo e a cidade, entendendo esta relação como um diálogo, no sentido de trocas e interfaces entre peões tradicionalistas e peões de estância, que fazem circular estas identidades de maneira constante e intermitente, não constituindo uma via única de modelo e cópia, verdadeiro e falso, real e imaginário. Procuro demonstrar que essa identidade “gauchesca” urbana, criada ao modelo do homem rural sulino, reinventa-se na cidade e devolve ao campo novas práticas e representações, que por sua vez, são também apropriadas e re-significadas nas estâncias. Desta forma, os peões de estância re-significam as práticas tradicionalistas e devolvem para a cidade novas práticas e representações sobre o gauchismo. É dessa maneira que busco entender o contexto campo e cidade. Um constante fluxo de interpretações e re-interpretações acerca de um mesmo universo simbólico, que são, as interfaces entre os peões tradicionalistas e peões de estância.

Palavras-chave: identidade gaúcha; tradicionalismo; história regional.

1Graduado em Ciências Sociais – Bacharelado, pela UFSM. Graduado em Sociologia – Licenciatura, pela UFSM. Aluno de Pós Graduação – Especialização em História do Brasil, pela UFSM. Aluno de Pós Graduação – Mestrado em Ciências Sociais/Antropologia pela UFSM.
2Representações que remetem a um movimento organizado, de cunho social e cultural, coordenado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

Nenhum comentário:

Postar um comentário